Publicidade

Cozinha pequena? Veja quais são os armários mais indicados

Morar em um espaço reduzido pode ser a escolha de muitas pessoas, principalmente de quem mora sozinho ou recém-casados. E por mais minimalista que se seja, espaço para armazenamento e organização é sempre um desafio nesse tipo de projeto.

Publicidade

Quando o assunto é cozinha, então, a coisa aperta ainda mais, pois se tem um cômodo que guarda muitos itens, o nome dele é cozinha.

Publicidade

Projetar e decorar uma cozinha pequena é sempre um desafio e a escolha dos armários desempenha um papel crucial na otimização do ambiente.

Se você busca inspiração para transformar sua cozinha pequena em um espaço funcional e esteticamente agradável, aqui estão oito estilos de armários que combinam praticidade e estilo, de acordo com os profissionais de design de interiores.

8 estilos de armários para cozinhas pequenas

1. Armários embutidos

Primeiramente, para aproveitar cada centímetro disponível, considere armários embutidos. Essa opção proporciona uma aparência mais limpa e oferece a oportunidade de maximizar o espaço vertical, criando uma sensação de amplitude.

Publicidade

2. Armários verticais e altos

A busca pela otimização do espaço em cozinha pequena levou à ascensão dos armários verticais e altos como uma solução inteligente e estilizada. Estes armários, estendendo-se verticalmente em direção ao teto, não apenas maximizam o espaço de armazenamento, mas também conferem uma sensação de altura ao ambiente.

3. Armários abertos ou prateleiras flutuantes

Assim como o item anterior, esse tipo de móvel surgiu como tendência para cozinhas pequenas. Rompendo com a tradição das portas de armários convencionais, essas prateleiras expõem utensílios e louças, criando um visual clean e moderno. Além tornar fácil o acesso aos itens do dia a dia, as prateleiras flutuantes adicionam uma dimensão decorativa à cozinha, permitindo a exibição de louças coloridas ou utensílios elegantes. Só tenha cuidado com a organização.

Cozinha pequena
Em cozinha pequena, é vantajoso aproveitar a altura da parede (Foto: Francesca Tosolini/Unsplash)

4. Com portas de correr

Com sua funcionalidade de deslizamento suave, esses armários economizam espaço ao eliminar a necessidade de espaço adicional para portas de abrir convencionais.

5. Cores claras

Para cozinhas pequenas, escolher armários em tons mais claros, como branco ou tons pastel, cria uma atmosfera arejada. Essas cores refletem a luz, tornando o espaço mais luminoso e dando a ilusão de uma cozinha maior.

6. Armários de vidro ou espelhos

A transparência do vidro pode ser uma aliada em cozinhas compactas. Optar por portas de armário de vidro ajuda a criar uma sensação de abertura, enquanto exibe pratos e utensílios. Já os espelhos criam a sensação de mais espaço.

7. Armários multifuncionais

Integrar funcionalidades adicionais aos armários, como gavetas deslizantes para potes e panelas, prateleiras ajustáveis e/ou retráteis, permite adaptar o espaço conforme as necessidades e maximizam os espaços disponíveis.

8. Armários de cantos inteligentes

Por fim, não se esqueça dos cantos, que muitas vezes são subutilizados. Contudo, ao escolher armários especialmente projetados para essas áreas, você também otimiza espaço de armazenamento. Soluções como prateleiras giratórias ou gavetas em formato de L são ideais para tornar acessíveis algumas áreas que seriam difícil de alcançar com a marcenaria convencional.

Em resumo:

Ao considerar essas oito opções de estilos de armários, é possível transformar uma cozinha pequena em um espaço harmonioso, onde a praticidade e o design se encontram para criar um ambiente funcional e visualmente atraente.

Leia também Auxílio Cesta Básica: Confira como ter acesso!

Gostou desse artigo? Continue navegando por aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *