Publicidade

Aplicativos detectam onde gasta mais energia na sua casa

Você sabe onde gasta mais energia em sua casa? Quais equipamentos são os vilões de sua conta no final do mês ou onde poderia economizar?

Publicidade

Se ficou interessado nesse tema, continue a leitura que vamos te dar dicas valiosas para te ajudar a evitar sustos ao receber sua conta de energia.

Saiba onde você gasta mais energia

A conta de luz é, sem dúvida, um peso no orçamento familiar da grande maioria das famílias brasileiras, principalmente com a mudança de patamares de bandeiras.

Publicidade

Uma opção para evitar surpresas, é fazer o acompanhamento do consumo, o que nem sempre é uma tarefa fácil, visto que no Brasil o cálculo de energia é sempre complicado.

Pois saiba que existem aplicativos que podem ajudar a detectar onde você gasta mais energia em sua casa. Eles monitoram o consumo de eletricidade de diferentes aparelhos e equipamentos para que você possa identificar oportunidades de economia de energia.

Nesse artigo, vamos te indicar três aplicativos confiáveis.

Publicidade

1. Aneel Consumidor

Primeiramente, indicamos o aplicativo da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que possui vários serviços, como, por exemplo, registro de reclamações sobre empresas de energia, acompanhamento de reclamações, informações sobre tarifas, etc.

Porém, um dos principais recursos é o “Entenda sua conta”, onde o consumidor consegue entender o funcionamento de cada item que compõe o valor da sua fatura, bem como fazer simulações de contas. Os cálculos levam em conta a realidade de cada distribuidora (são mais de 100 no Brasil), contudo não incluem os impostos.

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS

Saiba onde você mais gasta energia
Saiba onde você mais gasta energia e como economizar (Foto: Freepik)

2. Sustentabilizando

Na sequência, indicamos o Sustentabilizando, um projeto educativo que tem como objetivo principal alertar os usuários quanto ao desperdício dos recursos naturais e também o que pode ser feito para reduzir os gastos dos mesmos. Um dos exemplos é o controle do consumo de energia, como forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta.

O aplicativo oferece conversores e simulações de consumos de energia e os custos gerados. Em outras palavras, na ferramenta, você pode inserir a potência de seus aparelhos e acompanhar os valores consumidos, com relação ao tempo de uso.

O app, que está disponível apenas para Android, foi vencedor do prêmio Bom Exemplo 2017 – Globo Minas, na categoria Cidadania.

3. SmartThings

Por fim, o SmartThings é nossa terceira sugestão para você que quer reduzir o uso de energia elétrica e o valor de sua conta no final do mês. O dispositivo inteligente criado pela Samsung monitora e gerencia o consumo de energia de sua casa.

Por meio da funcionalidade Energy, o app faz o cálculo do quanto cada eletrodoméstico está consumindo em kwh e em reais.

Com visão mais detalhada dos gastos, você será estimulado a utilizar a energia de forma mais consciente. Baixe em Android e iOS.

Leia também Melhores apps para descobrir senha de Wi-Fi

Gostou das nossas dicas? Continue navegando por aqui, que temos muito mais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *