Publicidade

Péssimos hábitos de higiene que muita gente tem mas não sabe

Tomar banho todos os dias e escovar os dentes pelo menos três vezes diariamente não são indicativos de que uma pessoa é completamente higiênica. Isso porque alguns hábitos de higiene comuns entre a maior parte das pessoas são péssimos, mas a grande maioria desconhece este fato. 

Publicidade

Quer dizer, ter uma boa higiene não é algo que se resume a práticas com as quais, desde pequenos, estamos acostumados em nosso dia a dia, como os hábitos que já mencionamos, o banho e a escovação de dentes. 

E qual é o problema com isso? Esses hábitos ruins podem não ser tão visíveis no cotidiano, no entanto, com o passar do tempo, podem fazer mal até mesmo para a saúde.

Quer saber quais são, afinal, os hábitos de higiene que são tão ruins assim? Então, continue lendo este artigo!

Péssimos hábitos de higiene que devemos evitar

Quando pensamos em higiene, pensamos, imediatamente, na ação de limpar e de lavar. Ignoramos, porém, que isso envolve, ainda, uma série de objetos muito presentes em nossas atividades diárias. 

Esquecemos, inclusive, que equipamentos comumente utilizados no banheiro e para a beleza podem ser berços para colônias enormes de bactérias. Por isso, a limpeza e o cuidado com esses objetos é primordial. 

Confira, a seguir, os hábitos de higiene que devemos evitar. 

Uso de extensões de cílios de má qualidade

Os cílios postiços realmente realçam o olhar de quem opta por usá-los. No entanto, para fixá-los aos olhos, é necessário utilizar colas e outros aderentes que podem ser prejudiciais à saúde por conterem muita toxicidade. Deste modo, estes podem levar a sérios problemas como inflamações e infecções na área dos olhos. 

Controle remoto

Quem nunca perdeu um controle remoto no vão entre o encosto e o assento do sofá? Este objeto, tão útil e importante no dia a dia de quem assiste à TV, pode ser o paraíso para germes e vírus que se acumulam entre as teclas. Por isso, limpá-lo com frequência é fundamental. 

Banhos quentes demais

Tomar uma ducha bem quente depois de uma semana exaustiva de trabalho é uma delícia, certo? No entanto, esta prática pode ser prejudicial à saúde de algumas formas. A primeira delas é a potencial diminuição da pressão arterial devido à alta temperatura. 

Além disso, a pele conta com óleos essenciais naturais, os quais protegem a epiderme de ressecamentos e demais agressões. A água muito quente pode removê-los. 

Compartilhamento e armazenamento de lâminas de barbear

As lâminas de barbear e de depilação são objetos de uso individual, ou seja, não devem, em hipótese alguma, ser compartilhados com outras pessoas. Isso porque o atrito da lâmina com a pele provoca uma agressão que pode ser invisível aos olhos, mas que expõe muito diversas camadas do tecido, podendo levar a contaminações. 

Outro motivo por que ter cuidado com este utensílio é a forma como armazenar. Deixá-lo exposto e não higienizá-lo adequadamente após o uso também pode possibilitar o acúmulo de bactérias e germes contaminantes. 

Outros hábitos perigosos

Péssimos hábitos de higiene que muita gente tem mas não sabe
Foto: Karolina Kaboompics/Unsplash

Além destes, outras práticas representam péssimos hábitos de higiene. Entre eles, estão:

  • Usar lentes de contato para dormir;
  • Usar o celular no banheiro e não higienizá-lo regularmente
  • Fazer uso de hastes flexíveis
  • Lavar os cabelos excessivamente
  • Ficar sem lavar os cabelos
  • Não lavar as mãos
  • Deixar a escova de dentes perto do vaso sanitário
  • Manter toalhas sujas no banheiro
  • Não higienizar os vegetais antes de comer
  • Não substituir a esponja de cozinha com frequência
  • Usar o mesmo absorvente por longos períodos

Leia também: Aplicativos para você parar de fumar agora mesmo

Quer conferir mais dicas úteis como estas? Então, continue lendo os conteúdos do Veja Isso!