Publicidade

6 conselhos para o cabelo crescer mais rápido

Normalmente, o cabelo, os pêlos e a barba crescem cerca de 1 centímetro por mês, porém, existem alguns truques e dicas que podem fazê-los crescer bem mais rápido, como garantir que seu corpo tenha todos os nutrientes que precisa para formar os fios e melhorar a circulação sanguínea local.

Publicidade

Desta forma, ao seguir estas dicas, o cabelo e a barba devem crescer mais rápido, porém, existem casos em que o cabelo não cresce por conta de doenças ou devido ao acúmulo de toxinas no organismo e, por isso, se não notar nenhuma mudança em 3 meses, é aconselhado buscar uma consulta com um dermatologista.

1. Comer mais alimentos ricos em proteínas

Normalmente, os alimentos ricos em proteínas, como:

Publicidade
  • carne,
  • peixe,
  • leite,
  • ovos e iogurte, são ótimos para os cabelos.

Afinal, são eles os maiores fortalecedores e estimuladores para a formação da matriz capilar que dá origem ao cabelo e à barba.

Assim, ao ingerir uma maior quantidade deste nutriente, os pêlos e os fios tendem a crescer mais rápido e mais bonitos.

2. Massagear o couro cabeludo ou pentear o cabelo

Durante a lavagem dos fios, é recomendado fazer uma boa massagem em todo o couro cabeludo usando as pontas dos dedos pois isto aumenta a circulação sanguínea no local e favorece o crescimento dos cabelos.

Publicidade

Desta forma, quem não lava os cabelos todos os dias pode pentear os fios durante alguns bons minutos, todos os dias, porque este hábito também melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo.

3. Usar corretamente o condicionador

Além das dicas dadas até aqui, também tem uma que merece atenção. Afinal, não se deve colocar condicionador na raiz porque isso dificulta muito a circulação sanguínea no couro cabeludo e atrapalha o crescimento dos fios.

Por isso, o recomendado é passar o condicionador 4 dedos depois da raiz e enxaguar bem depois do banho.

4. Deixar de fumar e evitar usar bonés

Mais uma dica top para você que quer deixar o cabelo crescer: Deixar de fumar e de ficar perto de quem fuma.

Afinal, o cigarro prejudica a saúde e danifica os cabelos, deixando-os mais fragilizados e quebradiços.

Além disso, o hábito de usar chapéus e bonés também podem abafar a raiz dos fios, dificultando o seu crescimento, e aumentando o risco de desenvolvimento de fungos e, por isso, devem ser evitados.

5. Prender o cabelo

Prender o cabelo fazendo um rabo de cavalo ou uma trança, por exemplo, é mais um fator que deve ser feito por quem quer deixar o cabelo crescer.

Afinal, ao fazer isso, o cabelo tem uma pressão moderada que pode facilitar o crescimento, porém é preciso ter cuidado porque, se houver muita pressão, o cabelo pode quebrar ou até mesmo cair.

Porém, não é recomendado prender o cabelo quando ele estiver úmido, pois, isso também pode facilitar o desenvolvimento de fungos, fragilizando o cabelo e deixando um cheiro menos agradável.

6. Hidratar o cabelo 1 vez por semana

Hidratar os fios 1 vez por semana, usando uma máscara adequada para o seu tipo de cabelo, é importante para que o cabelo cresça bonito e não fique danificado.

Porém, após lavar os fios com shampoo e condicionador, é recomendado enxaguar muito bem, até que não fique nenhum vestígio de creme utilizados nos cabelos, pois os resíduos também podem dificultar o crescimento dos cabelos.