Publicidade

Como calcular o peso ideal para a sua altura

Quando falamos de peso ideal é importante considerar que ele é o que a pessoa deve ter de acordo com a sua altura.

Publicidade

Desta forma, estar com o peso ideal de acordo com a sua altura é fundamental para evitar complicações como obesidade, hipertensão e diabetes ou até mesmo a desnutrição, quando a pessoa está muito abaixo do peso.

Publicidade

Por isso, para calcular o peso ideal é recomendado calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), que leva em consideração a idade, peso e altura.

Neste sentido, é fundamental dizer que o IMC não leva em consideração a quantidade de gordura, de músculo ou de água que a pessoa apresenta, uma vez que ele é apenas uma referência de peso para a altura da pessoa.

Publicidade

Ou seja, se uma pessoa possui muita massa muscular ou apresenta retenção de líquidos, o peso ideal apresentado pelo IMC poderá não ser o mais adequado, sendo necessário realizar uma avaliação nutricional para um acompanhamento melhor do caso clínico de cada paciente.

Calculadora de peso ideal

Vale lembrar que, para calcular o peso ideal em adultos, é importante utilizar a nossa calculadora colocando os seus dados a seguir:

  • Sexo
  • Idade
  • Altura
  • Peso

Afinal, o peso ideal é uma estimativa do quanto uma pessoa deve pesar de acordo com a sua altura. Porém, existem outros fatores importantes que devem ser levados em consideração, como:

  • gordura,
  • músculo e
  • água,

Isso porque, esses fatores também influenciam na balança e podem camuflar o resultado do peso ideal.

Tabela de peso para crianças

Agora, se você tem um filho ou uma filha em casa, saiba que existe uma tabela específica para ele. Veja abaixo a tabela de peso até os 5 anos de idade, das meninas:

Tabela 1

A seguir, apresentamos a tabela de peso até os 5 anos de idade, dos meninos:

Tabela 2

Vale ressaltar que, no caso das crianças, o peso é uma medida mais sensível do estado nutricional do que a altura, porque reflete a ingestão nutricional recente, e por esta razão, as tabelas acima indicam o peso para a idade.

Além disso, a relação entre peso e altura começa a ser levado em consideração a partir dos 2 anos de idade.