Publicidade

Descubra 5 frutas que engordam e podem estragar a dieta de qualquer pessoa!

As frutas podem ser uma opção extremamente saudável para quem quer emagrecer, especialmente quando ajudam a substituir lanches muito calóricos.

Publicidade

Porém, algumas frutas também podem acabar com muitas dietas já que algumas possuem um alto teor de açúcar, como no caso da uva e do caqui. Outras ainda oferecem grandes quantidades de gordura, como no caso do abacate.

Desta forma, é importante que sejam consumidas em pequena quantidade para não atrapalhar o processo de emagrecimento durante a dieta.

Publicidade

Vale destacar que as frutas mencionadas a seguir, com exceção das frutas em calda, podem ser incluídas diariamente em uma dieta equilibrada. Seja para perder, aumentar ou mesmo manter peso, já que o resultado é obtido de acordo com a quantidade que é consumida.

Afinal, é importante lembrar que qualquer fruta que seja ingerida em excesso pode favorecer o ganho de peso.

1. Abacate

O abacate é uma fruta extremamente rica em gorduras boas monoinsaturadas, vitamina C, E e K e minerais, como o potássio e o magnésio. Por isso, cada 4 colheres de sopa de abacate fornece cerca de 90 calorias.

No entanto, esta fruta proporciona inúmeros benefícios para a saúde, já que ajuda a melhorar o trânsito intestinal, controlar os níveis de açúcar, cuidar do coração e manter a pele e o cabelo saudáveis, além de ajudar na perda de peso quando consumida em pequenas quantidades.

Publicidade

2. Coco

A polpa do coco, que é a parte branca, é muito rica em gorduras. Já a água de coco é muito rica em carboidratos e minerais, sendo um isotônico natural.

Por isso, o coco é uma fruta calórica, já que 100 gramas de polpa possuem em torno de 406 calorias, ou seja, praticamente 1/4 das calorias que devem ser consumidas diariamente em uma dieta.

Desta forma, a fruta proporciona diversos benefícios para a saúde e é rica em fibras, além de aumentar a sensação de saciedade e melhorar o funcionamento intestinal, o coco também ajuda a manter a saúde do coração, fortalecendo o sistema imune e ajudando a repor os minerais do organismo.

3. Açaí

O açaí é uma fruta super antioxidante e que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenir o envelhecimento e proporcionar energia. Porém, ela também é bastante calórica, principalmente quando à sua polpa é adicionado açúcar, xarope de guaraná ou outros produtos utilizados para melhorar o seu sabor.

Afinal, em cerca de 100 gramas de polpa de açaí congelada sem açúcar adicionado existem mais ou menos 58 calorias e 6,2 gramas de carboidratos.

4. Uva

A uva é uma das frutas mais ricas em carboidratos que possuem um índice glicêmico moderado, principalmente as uvas vermelhas.

Desta forma, o seu consumo em excesso pode favorecer o aumento do açúcar no sangue já que 100 gramas podem fornecer cerca de 50 calorias.

No entanto, essa fruta é rica em resveratrol, um poderoso antioxidante que está presente em sua casca, e que pode ser recomendado para a prevenção do câncer e das doenças cardiovasculares.

5. Banana

A banana é uma fruta rica em carboidratos pois contém em torno de 100 gramas em torno de 21,8 gramas de carboidratos e 104 calorias.

Além disso, esta fruta é rica em potássio e magnésio, o que ajuda a prevenir a ocorrência de cãibras musculares e a reduzir a pressão arterial.

Outro ponto interessante que a banana trás é a melhoria no humor, já que é rica em triptofano, e também pelo fato de regular o intestino, já que é rica em fibras.

Porém, o ideal de consumo é de 1 banana ao dia para obter seus benefícios e evitar o aumento de peso.

Vale lembrar ainda que, a banana também pode ser combinada com gorduras boas, sendo amassada junto com 1 colher de manteiga de amendoim, por exemplo ou sementes de chia ou de linhaça, além de ser consumida como uma boa opção de sobremesa.