Devido à saúde bucal precária ou à falta de atendimento odontológico, muitas infecções e doenças ameaçam a vida das pessoas. O Ministério da Saúde recomenda que todos visitem o dentista pelo menos uma vez a cada seis meses, portanto, nem todos podem pagar.
Todo cidadão tem direito a um dentista gratuitamente, pois a saúde bucal é extremamente importante para a saúde pessoal. Essa é a qualidade de vida, e o acesso a serviços médicos de qualidade é a garantia mínima para todos os brasileiros. Portanto, o tratamento, a consulta e o acompanhamento odontológico podem ser realizados por meio do plano Brasil Sorridente pelo SUS.
Como é que este programa funciona?
O programa foi formulado pelo Ministério da Saúde que lançou a Política Nacional de Saúde Bucal, que visa implementar uma série de medidas para encontrar a saúde com um sorriso. O Brasil Sorridente é um programa que proporciona a todos, higiene bucal de alta qualidade de graça. Embora a maioria das consultas odontológicas do programa ainda seja para emergências odontológicas, ele também pode fornecer medidas preventivas de saúde bucal e prevenir problemas futuros.
Por meio do SUS, o Brasil Sorridente amplia o acesso do brasileiro ao tratamento odontológico gratuito e atende cidadãos de todas as idades. Portanto, esses serviços são prestados por unidades de saúde, unidades móveis, centros especializados e hospitais.
Além de contribuir para a promoção da saúde bucal, o programa também contrata diversos profissionais da área odontológica para auxiliá-los na formação profissional todos os anos, trazendo múltiplos benefícios aos profissionais e participantes do programa Brasil Sorridente.
Quem tem o direito de ter uma consulta gratuita?
O acesso à saúde é um direito dos cidadãos brasileiros de todas as idades que podem participar e ter o direito de consultar um dentista gratuitamente por se tratar de um serviço prestado pelo SUS.
Saiba como participar do programa
Embora todos os brasileiros tenham o direito de usar o Brasil Sorridente, infelizmente nem todos os municípios oferecem esse plano por falta de infraestrutura ou contratação de profissionais qualificados na área.
Porém, para participar do programa, você precisa verificar se o programa Brasil Sorridente é aplicável à sua cidade. Para receber esse benefício, acesse o site do Brasil Sorridente oficial e verifique se existe serviço de implante dentário em sua área por meio do SUS.
Dirija-se para se cadastrar a instituição médica UBS (postinho de saúde) mais próxima de sua casa com seguintes documentos:
- Documento com foto;
- Cartão do SUS.
Se programa estiver disponível em sua cidade ou região, você só precisa se registrar com um dentista para uma avaliação inicial. Às vezes pode demorar um pouco, mas você vai ter tempo de se preparar até que o implante seja finalizado, se necessário, também pode encaminhar para outros tratamentos odontológicos que o SUS oferece.
Tratamentos gratuito por meio do Brasil Sorridente
- Exames bucais
- Endodontia
- Restaurações
- Remoção de tártaro
- Implante dentário
- Aplicação de Flúor
- Aparelho dentário
- Cirurgia ortognática
- Biópsias
- Retirada dos sisos
- Tratamento de cáries
- Prótese
- Periodontia Especializada
- Limpezas
Lembre-se que o SUS cobre todos os atendimentos do Brasil Sorridente, dos mais básicos aos mais complicados e graves, e é gratuito para os pacientes, é um direito seu. Mais um motivo para sorrir saudavelmente!