Publicidade

PIS/Pasep: Abono especial de Natal será pago?

Uma parte considerável dos trabalhadores deseja o abono do PIS/Pasep. Porém, por conta da pandemia, o calendário habitual sofreu várias alterações. Mas é claro que muitos ficam naquela dúvida: será que vou receber uma quantia às vésperas do Natal?

Publicidade

Bom, não podemos acabar com a sua esperança, mas o conselho é rápido: é melhor não contar com esse dinheiro. Se vier, vai ser um tanto quanto surpreendente.

Publicidade

Entenda a situação

Diante das consequências terríveis da Covid-19, o pagamento do PIS/Pasep no ano-base 2020 passou por um adiamento. O governo federal, à época, indicava que os recursos seriam destinados ao combate à doença.

Publicidade

O abono salarial referente a 2020 só foi pago em 2022. Depois, para o ano-base 2021, o pagamento teve início somente em fevereiro de 2023. Dessa forma, ao que tudo indica, a quitação do ano-base 2022 só deve acontecer em 2024, o que deixa muito remotas as chances de um “abono especial” ainda este ano, no mês de Natal.

Pagamento – Quem tem direito?

Quem trabalha no setor privado recebe o PIS pela Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos têm direito ao Pasep via Banco do Brasil.

PIS/Pasep
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Só recebem o benefício aqueles que estão inscritos há pelo menos cinco anos e que trabalharam pelo menos 30 dias no ano-base, com remuneração mensal média de no máximo dois salários mínimos.

Se você tem dúvidas sobre o saque, basta consultar o site do governo federal, a Carteira de Trabalho Digital ou ligar para o telefone 158, da central Alô Trabalhador.

E aí, ansioso(a) para receber o PIS/Pasep? Para outras notícias, siga acessando nosso portal. Assim você se informa com qualidade sempre!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *